Por Jessé Cardoso: recebi a prestação de contas do mandato do vereador William Siri.

Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro 17 de julho de 2025

Ela começa falando da democratização do acesso à universidade, exemplificada pela atuação do vereador em prol do desenvolvimento da educação superior na Zona Oeste. Lembra que ele lutou e apoiou a incorporação da UEZO – Universidade Estadual da Zona Oeste – pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Dois anos depois do feito, ele abriu uma Frente Parlamentar na Câmara Municipal do Rio de Janeiro para cobrar a reforma do Campus UERJ – Zona Oeste, e está fazendo um abaixo-assinado para cobrar o cumprimento da lei que aprovou a incorporação.

Isto mostra o “Tiro no Pé” que foi a incorporação da UEZO, única fonte de poder genuína na região. Agora, para Impulsionar o Campus UERJ Zona Oeste terão que enfrentar a concorrência de todo o Estado do Rio de Janeiro. Defender a UEZO, entidade independente por natureza, seria mais fácil, se os atores não tivessem interesses pessoais.

Quem deu o “Tiro no Pé” não entendeu a importância e o poder de uma universidade na região. Resta, agora, denunciar o descumprimento da lei que incorporou a UEZO . A ALERJ – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – tem a Lei do Cumpra-se que denuncia as leis aprovadas e não cumpridas, mas a Câmara dos Vereadores, não sei se tem um instrumento próprio. Não tendo, a solução é botar o povo n a rua outra vez para cobrar o cumprimento da lei que previu a compra de um imóvel para abrigar o Campus Uerj Zona Oeste – etapa cumprida – e a criação de um Plano de Desenvolvimento Institucional comprometido com a expansão da oferta de ensino superior na região – etapa não cumprida – .

Sem a reforma do Campus UERJ Zona Oeste, em ruínas, não tem expansão de ensino superior na região.

Fiscalização

A fiscalização das obras na Estrada do monteiro,- base para a construção do Anel Viário de Campo Grande -, ganhou destaque, porém, estão acontecendo obras em outras estradas da região que também precisam ser fiscalizadas, mas sem esquecer de fiscalizar as contratações, licitações dessa obras, os pagamentos aos empreiteiros e tudo mais que signifique gestão. A obra do mergulhão que já foi concluída apresentou diversas irregularidades de ordem financeira.

Produção Rural

Neste quesito, foi anunciada a participação na Semana Rural 2025, – exposição – evento da UFRRJ.

A prefeitura do Rio de Janeiro criou, recentemente, a Subsecretaria de Agricultura. É preciso cobrar dela ações efetivas que venham atender as demandas dos produtores rurais da Zona Oeste, virtuais fornecedores das escolas, hospitais e demais órgãos públicos municipais. O Estado de São Paulo é um grande fornecedor do Município do Rio de Janeiro. Por que?

Outros Destaques

Ainda mereceram citações a questão dos reajustes salariais do funcionalismo, em especial da educação. É justo, porém, é preciso lembrá-los de suas obrigações, muitos estão vinculados a mandatos políticos, desviados de função e sem compromisso com produtividade. Não trabalham regularmente e isso desestimula a classe; quanto ao Dia do Orgulho Autista, ele perde importância quando sofre a concorrência de inúmeros outros Dias – do orgulho gay, do feminino, do masculino. do católico, do evangélico, umbandista etc etc. A medalha e o título de cidadão honorário oferecidos, também estão incluídos na análise do Dia do Orgulho Autista. Muitos homenageados não tem o perfil exigido e desmerece o todo. Podemos exemplificar apontando os atuais ministros do STF/STJ, entre outros. Eles tem o perfil ?

Por Jessé Cardoso

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER É DE GRAÇA

FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA ZONA OESTE É DE GRAÇA !

Não fazemos spam!
Todos seus dados serão preservados.

Compartilhar: